Porto Sul?

Não temos nada contra um polo exportador de minério de ferro no litoral da Bahia. O que não se pode admitir em pleno século 21 é que para beneficiar uma única empresa asiática (a Bamin) esse complexo destrua um dos mais preciosos patrimônios ecológicos brasileiros, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. E nem que rompa o equilíbrio social e econômico de toda a região para que os chineses tenham minério de ferro mais barato.





terça-feira, 1 de junho de 2010

Perguntas e respostas ao governador Jaques Wagner

Trechos do post abaixo:

Ao visitar o sul da Bahia neste final de semana, o governador Jaques Wagner mandou um recado para os ambientalistas que tentam impedir a construção do Projeto Intermodal Porto Sul. “Estou determinado em fazer o que está previsto no projeto”.
1) Onde está o projeto, governador? 2) O senhor, que é governador de todos os baianos, sabe o que a população pensa desse projeto? 3) E o resto do país? (A Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada é patrimônio nacional e internacional).4) Por que tanta determinação pessoal num projeto predatório em benefício de uma empresa asiática?

“Temos contra o meio ambiente dois extremos: os fundamentalistas da motoserra que acham que vale a pena qualquer depredação se for para algum negócio que vá valer dinheiro, e as pessoas que acham que a natureza só foi feita para ser contemplada, onde não se pode tocar em nada”.
Nenhum dos opositores do projeto Porto Sul falou em "contemplar a natureza". Todos falam em aproveitar melhor o enorme potencial turistico da região e em não destruir a cultura regional com esse projeto que ameaça todo o frágil equilíbrio social e ambiental do litoral sul da Bahia.

“A usura depreda, mas a miséria também depreda. Se a gente não der emprego e inclusão social, no instinto da sobrevivência as pessoas terminam destruindo a natureza”
Depois de devastar a região entre Ilhéus e Itacaré, o  projeto Porto Sul vai dar emprego fixo a menos de 200 pessoas. Na maioria, pessoal especializado "importado" para a região. Quer dar "emprego e inclusão social", governador Jaques Wagner? Aplique melhor a meia dúzia de bilhões de dólares que o senhor vai investir para privilegiar uma empresa asiática.

“Vai passar de vez em quando um navio na linha do horizonte. Tem gente que acha este cenário feio. Pessoalmente acho romântico e estimulador”.
Imensos e poluidores navios de carga pesada vão virar uma visão de pesadelo permanente num dos mais belos cenários do Brasil. Destruirão recifes de corais e quebrarão para sempre o equilíbrio da vida marítima. Uma nuvem permanente de pó de minério de ferro vai inevitávelmente se espalhar pela privilegiada paisagem entre Ilhéus e Itacaré. O senhor acha isso "romântico e estimulador"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário