Porto Sul?

Não temos nada contra um polo exportador de minério de ferro no litoral da Bahia. O que não se pode admitir em pleno século 21 é que para beneficiar uma única empresa asiática (a Bamin) esse complexo destrua um dos mais preciosos patrimônios ecológicos brasileiros, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. E nem que rompa o equilíbrio social e econômico de toda a região para que os chineses tenham minério de ferro mais barato.





sexta-feira, 11 de junho de 2010

Blog do Gusmão: "Procissão bem decorada"

 Este blog acredita que a maior parte da opinião pública ilheense é favorável ao complexo intermodal e ao porto de exportação de minério de ferro da BAMIN, porém, o evento realizado nesta quinta-feira (10), financiado pela BAMIN e organizado pela prefeitura de Ilhéus, não foi “sucesso” de público. Entramos em contato com policiais militares que trabalharam no evento e conversamos com autoridades que participaram do ato público, todos chegaram à seguinte conclusão: a caminhada deve ter reunido de 1000 a 1300 pessoas, e o ato público que ocorreu no final manteve apenas 500. A BAMIN colocou 15 ônibus à disposição dos manifestantes, mesmo assim, o movimento teve características de uma procissão muito bem decorada. Analise a foto abaixo:

Observe este plano geral com profundidade de campo. Há espaços vazios entre os manifestantes. À direita é possível ver duas filas de carros. Do lado esquerdo, há um ponto de ônibus com várias pessoas aguardando transporte. Bandeiras e faixas ajudam a preencher o quadro, dando a entender que muito gente participou. Esta imagem é a sintese de um momento, que não representa todo o ato, porém, vale salientar que foi divulgada pelos próprios organizadores.

Um comentário:

  1. Diversas vezes vi alguns blogs patrocinados pela mineradora, descrever o movimento contra o porto de minério de ferro como composto por massa de manobra.
    Vendo o movimento pró minério de ferro, fiz uma breve observação… Se eu retirar as escolas que foram liberadas para participar, os que foram obrigados por acordos políticos, o trasnporte e toda a estrutura que a mineradora deu, retirar as faixas que deu um efeito muito bonito(não posso negar)fosse realizado em dia de final de semana para nao contar com os tranzeuntes, certamente só sobrariam os que já estão recebendo dinheiro(inclua ai os secretários,vereadores ,prefeito,radialistas e outros)do pó de ferro e os nossos tradicionais políticos de carreira…nada mais!
    Se este minério de ferro vier mesmo para cá, e quando começar a surgir os problemas que todos já foram avisados e solucão nenhuma tiver, quero saber onde vão estar essas pessoas que apoiaM.
    ouvi dizer que a prefeitura divulgou 10.000, imagine se isso fosse verdade…
    Fazendo uma media entre todos os meios de comunicação na realidade participaram 1500.


    Mas não podemos fazer nada, agora depende dos setores responsaveis e peço a Deus que esses responsáveis tomem a decisao correta e mande esse porto para onde já está destruido.
    Mais acho que esse momento nao pode ser esquecido, estamos tendo um momento de debate e seja qual for o resultado sairemos amadurecidos desse processo…espero que o povo(o iludido ) esteja madurecendo tambem.

    ResponderExcluir