Porto Sul?

Não temos nada contra um polo exportador de minério de ferro no litoral da Bahia. O que não se pode admitir em pleno século 21 é que para beneficiar uma única empresa asiática (a Bamin) esse complexo destrua um dos mais preciosos patrimônios ecológicos brasileiros, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. E nem que rompa o equilíbrio social e econômico de toda a região para que os chineses tenham minério de ferro mais barato.





segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dorival Caymmi 2010

O grande Dorival Caymmi faleceu em 2008, e não teve a chance de se manifestar sobre o projeto Porto Sul. Mas ele era o homem que amava as coisas belas da Bahia e que escreveu a imortal estrofe "o mar quando quebra na areia é bonito, é bonito". É muito difícil imaginar que um homem como Dorival Caymmi apoiasse um projeto como esse. Como poderia ter ficado um clássico como "Você Já Foi à Bahia?" se fosse composta hoje, na praia da Tulha? É só uma suposição. Cante com a gente:

Você já foi à Bahia, nêga? / Não? Pois não vá / Lá tem a Bamin, minha nêga / Ela quer minerar / Pouca sorte teve / Pouca sorte tem / Pouca sorte terá / Assim ficou a Bahia, nega / É, pois não vá / Eles não têm dó / Pois não vá / Vai ter ferro em pó / Pois não vá / Praia a cimentar / Pois não vá / Vão desencantar / Pois não vá
E o que se tem tramado no gabinete em Salvador / É um desastre programado que vai provocar dor / Tudo isso na Bahia faz a gente pensar bem / Essa gente não é dona do que a Bahia tem / O progresso que eles querem eu não quero prá ninguém / Quem preserva a natureza vai muito mais alem
Você já foi à Bahia, nêga? Não? / Pois não vá / Lá tem a Bamin, meu negão / Ela quer faturar / Indiano teve / O cazaque tem / E o chinês terá / Tão devastando a Bahia, nega / É, pois não vá /  Vai ter barracão / Pois não vá / E poluição / Pois não vá / A serra a roncar / Pois não vá / Violência a aumentar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário