Porto Sul?

Não temos nada contra um polo exportador de minério de ferro no litoral da Bahia. O que não se pode admitir em pleno século 21 é que para beneficiar uma única empresa asiática (a Bamin) esse complexo destrua um dos mais preciosos patrimônios ecológicos brasileiros, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. E nem que rompa o equilíbrio social e econômico de toda a região para que os chineses tenham minério de ferro mais barato.





terça-feira, 8 de junho de 2010

BOMBA: Porto da Bamin tem um "Plano B". B de Belmonte.

Exclusivo
Investidores do Intermodal já começam
a traçar um "plano B" com Ilhéus de fora



Exclusivo. Investidores do Complexo Intermodal Porto Sul já começam a estudar um "plano B" que trasferiria a localização do Porto Off-Shore da Ponta da Tulha, em Ilhéus, para o litoral de Belmonte, em função das últimas investidas orquestradas pelos ambientalistas contrários à implantação do projeto na região norte de Ilhéus. Uma fonte ligada ao governo da Bahia, garantiu, com exclusividade, ao Jornal Bahia Online, que a movimentação já existe e que estudos preliminares dão conta de que para atender a mudança, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste - que será responsável pelo transporte de minério de ferro de Caetité ao terminal portuário da Bahia Mineração - "seria ampliada em cerca de 180 quilômetros para chegar ao destino da nova localização do terminal". Um outro fator que estaria sendo levado em conta pelos investidores, segundo a fonte, é que, em Belmonte, foi identificada uma área litorânea onde seria necessária a construção de um cais com uma extensão de 2 quilômetros da praia em direção ao Atlântico, para se chegar aos 22 metros de profundidade necessários para a atracagem dos navios que transportarão o minério para a China. "Em Ilhéus, para se chegar a esta profundidade é necessária uma extensão de 2 quilômetros e meio, o que demandaria um custo maior com construção civil de grande porte". (...) Em Belmonte, as ONGs que defendem a causa ambiental não seriam tão bem organizadas quanto em Ilhéus e isso daria mais tranqüilidade durante a execução do projeto", reconhece a fonte do goverrno.  
LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA DO JORNAL BAHIA ONLINE 

Um comentário:

  1. Exatamente o que eles precisam de locais onde a sociedade nao esteja organizada, fazem da forma que bem entederem.
    Este é um sinal de que não existe essa balela de preocupação com as comunidades e o meio ambiente.
    Boa viagem, e mudem tambem de ilhéus os nossos politicos e os meios de comunicação que estão apoiando esse projeto de minério de ferro.

    ResponderExcluir