Porto Sul?

Não temos nada contra um polo exportador de minério de ferro no litoral da Bahia. O que não se pode admitir em pleno século 21 é que para beneficiar uma única empresa asiática (a Bamin) esse complexo destrua um dos mais preciosos patrimônios ecológicos brasileiros, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. E nem que rompa o equilíbrio social e econômico de toda a região para que os chineses tenham minério de ferro mais barato.





segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que o governo Jaques Wagner tem contra Ilhéus?

Qual o problema do governo Jaques Wagner com a Bahia? Ele está jogando todo seu prestigio no projeto Porto Sul, que vai devastar boa parte do litoral sul da Bahia. Ele fala com entusiasmo em instalar usinas nucleares no estado. E agora anuncia mais um golpe contra Ilhéus, noticiado pelo blog do Ricky

O Governo da Bahia anunciou na tarde desta sexta-feira (18), em Ilhéus, investimentos de R$ 2 bilhões na região cacaueira para implantação da siderúrgica Sul Americana de Metais, joint venture entre o grupo brasileiro Votorantim e as empresas chinesas Honbridge Holdings e Xin Wen Mining Group para a produção de 7 milhões de toneladas/ano de pelotas de ferro, com a geração de 460 empregos diretos e cerca de 4.200 indiretos. Com mais esse empreendimento, já somam R$ 14,18 bilhões os investimentos previstos para a próxima década na Região Cacaueira, incluindo-se a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul, o novo Aeroporto de Ilhéus, a ZPE e a duplicação da BR-415 (Ilhéus-Itabuna). A assinatura do protocolo de intenções ocorreu durante a realização do Seminário Complexo Porto Sul, realizado no Centro de Convenções de Ilhéus, com a participação de representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Ilhéus, Valec, Infraero, Dnit, Bahiagas, ZPE e Bahia Mineração.

 Mais uma vez o governo estadual aposta na indústria pesada numa região turística de preservação ecológica. Mais uma vez beneficia os chineses. O que vai sobrar da região de Ilhéus se esse governo se reeleger?

Nenhum comentário:

Postar um comentário