Porto Sul?

Não temos nada contra um polo exportador de minério de ferro no litoral da Bahia. O que não se pode admitir em pleno século 21 é que para beneficiar uma única empresa asiática (a Bamin) esse complexo destrua um dos mais preciosos patrimônios ecológicos brasileiros, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. E nem que rompa o equilíbrio social e econômico de toda a região para que os chineses tenham minério de ferro mais barato.





quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pro Lagoa Encantada: Global e Local

Este mapa do Google Analytics mostra que a imensa maioria dos leitores deste blog são mesmo do Brasil (identificado em verde escuro). Mas em algum momento alguém de cada um desses países em verde claro passou por aqui. Temos registrados (por ordem de número de visitantes) leitores de Portugal, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Suiça, India, Canadá, Peru, Russia, Itália, Colombia, Paquistão e Singapura. Agora veja a distribuição no Brasil: 

Existem leitores em praticamente em todo o país. Mas a grande maioria de leitores está justamente no estado da Bahia. Ou seja: este blog prova na prática que a questão do Porto Sul é ao mesmo tempo local, nacional e planetária. É local porque a população de Ilhéus vai sentir na carne a brutalidade irrracional de um projeto desses. É local porque leis federais estão sendo desrespeitadas pelos planos do Porto Sul. E é planetária porque visitantes do mundo inteiro fazem turismo nessa região. A questão aliás já entra na agenda global de graves ameaças a santuários do meio ambiente - a região é protegida pela UNESCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário