Porto Sul?

Não temos nada contra um polo exportador de minério de ferro no litoral da Bahia. O que não se pode admitir em pleno século 21 é que para beneficiar uma única empresa asiática (a Bamin) esse complexo destrua um dos mais preciosos patrimônios ecológicos brasileiros, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. E nem que rompa o equilíbrio social e econômico de toda a região para que os chineses tenham minério de ferro mais barato.





quinta-feira, 1 de abril de 2010

Porto Sul - por que NÃO construir?

As áreas pintadas nesta foto aérea mostram a área a ser destruída no sul da Bahia para que o polo de exportação Portu Sul seja criado. Encostado à área, à esquerda, está a Lagoa Encantada. Esta é uma das raras áreas de preservação da Mata Atlântica. E nunca é demais esquecer que um projeto industrial pesadíssimo como esse tende a degenerar rapidamente as áreas ao redor.

Se você clicar aqui vai encontrar um texto de Maria do Socorro Mendonça mostrando porque esse projeto todo representa um completo retrocesso em matéria de consciência ambiental. Estamos voltando ao tempo do regime militar, quando o "desenvolvimento" e a "geração de empregos" justificava qualquer atrocidade contra o meio ambiente. Como diz a própria Maria do Socorro no seu artigo, "hoje Dubai está construindo ilhas e florestas, enquanto nós as temos e estão ameaçadas de destruição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário