Porto Sul?

Não temos nada contra um polo exportador de minério de ferro no litoral da Bahia. O que não se pode admitir em pleno século 21 é que para beneficiar uma única empresa asiática (a Bamin) esse complexo destrua um dos mais preciosos patrimônios ecológicos brasileiros, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. E nem que rompa o equilíbrio social e econômico de toda a região para que os chineses tenham minério de ferro mais barato.





segunda-feira, 19 de abril de 2010

Greenpeace corrige Folha de São Paulo

Licitação de portos começa por BA e AM
por Humberto Medina
Folha de São Paulo
18 abril 2010
O governo decidiu começar o processo de licitação de portos públicos pelos Estados da Bahia e do Amazonas. O plano é licitar dois portos na Bahia: um novo, que será construído por investidores privados próximo ao porto de Ilhéus (chamado Porto Sul), e outro já existente, o de Aratu, na Bahia de Todos os Santos, que será privatizado. (...) O Porto Sul, que será construído e operado pela iniciativa privada próximo ao porto de Ilhéus (BA), servirá principalmente para escoar a produção de soja do oeste da Bahia e do Tocantins e minério de ferro. Para que seja viável, precisa da ferrovia Oeste-Leste, que ainda será construída.

Prezado Editor:

Conforme matéria publicada na edição da Folha de São Paulo desse sábado (17 de abril de 2010), no suplemento Dinheiro, Licitação de portos começa por BA e AM, que inclui a abertura da licitação do Porto Sul na Bahia. Informo que o IBAMA ainda não concedeu a licença prévia para a licitação do referido porto privado da Bahia Mineração e ainda não foram iniciadas as audiências para o porto público.

Na audiência sobre o licenciamento realizada na última quinta-feira (15 de abril 2010) em Ilhéus, ficou evidente que não foram realizados estudos sobre os impactos da construção do terminal da Bahia Mineração nos peixes, corais e na fauna marinha da região. A construção do porto irá prejudicar a comunidade pesqueira e o turismo na região.

Leandra Gonçalves
Coordenadora da Campanha de Oceanos
Greenpeace - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário