Porto Sul?

Não temos nada contra um polo exportador de minério de ferro no litoral da Bahia. O que não se pode admitir em pleno século 21 é que para beneficiar uma única empresa asiática (a Bamin) esse complexo destrua um dos mais preciosos patrimônios ecológicos brasileiros, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. E nem que rompa o equilíbrio social e econômico de toda a região para que os chineses tenham minério de ferro mais barato.





sábado, 3 de abril de 2010

O que mudou de 1993 para cá?



No dia 14 de junho de 1993 o então governador da Bahia, Antonio Carlos Magalhães, assinou o decreto número 2217 criando a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. Suas primeiras duas justificativas:

"considerando que a Lagoa Encantada e seu entorno, bem como o rio Almada na sua parte inferior, possuem características ambientais e paisagísticas significativas com a presença de remanescentes da Mata Atlântica e exemplares endêmicos e raros da fauna e flora local e regional, constituindo valioso patrimônio ambiental; considerando que a região, por suas características naturais de apreciável valor cênico, favorece o desenvolvimento do turismo ecológico, compatível com as exigências do desenvolvimento sustentado da região"

O que mudou de 1993 para cá? Se a APA Lagoa Encantada tinha essa razão de existir em 1993, por que sua integridade agora pode ser negociada pelo governo com uma empresa asiática?

Nenhum comentário:

Postar um comentário