Porto Sul?

Não temos nada contra um polo exportador de minério de ferro no litoral da Bahia. O que não se pode admitir em pleno século 21 é que para beneficiar uma única empresa asiática (a Bamin) esse complexo destrua um dos mais preciosos patrimônios ecológicos brasileiros, a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. E nem que rompa o equilíbrio social e econômico de toda a região para que os chineses tenham minério de ferro mais barato.





terça-feira, 30 de março de 2010

Com aportes de R$ 6 bi, ferrovia Oeste-Leste terá primeiro trecho em 2012

Seg, 22 de Março de 2010 08:27 
Fernando Teixeira, de São Paulo
Leo Pinheiro/Valor

O governo federal marcou para esta sexta-feira o lançamento do edital da ferrovia Oeste-Leste, um investimento de R$ 6 bilhões que ligará o litoral baiano a Tocantins, em um trajeto de 1,5 mil km. Da obra dependem investimentos bilionários em curso no setor de mineração e o desenvolvimento da produção de grãos no Oeste baiano. Em mineração, os principais negócios em torno da Oeste-Leste são a mina de Caetité, da Bahia Mineração (Bamin), projeto estimado em US$ 1,6 bilhão, e a Steel do Brasil, com planos de US$ 5 bilhões no norte de Minas Gerais, entre outros projetos em estudos na região.

O licenciamento ambiental para a ferrovia já está pronto e deve ser publicado nos próximos dias, diz Paulo Sérgio Passos, secretário executivo do Ministério dos Transportes, e o lançamento do edital já foi marcado para o fim da semana. Segundo o secretário, a obra é essencial para os projetos de mineração e a construção deverá começar exatamente pelo trecho de 500 km entre Ilhéus e Caetité, onde está o projeto da Bahia Mineração.

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